ARTE VENCEDORA do concurso cultural Nova Identidade Visual do Gemis!

Sem Comentarios

ARTE VENCEDORA do concurso cultural Nova Identidade Visual do Gemis!

No período entre os dias 4 de maio e 1º de julho de 2015, o concurso cultural promovido pelo Gemis recebeu 17 artes inscritas por 14 designers. A banca julgadora se reuniu no dia 15 de julho e, depois de um difícil desempate resolvido matematicamente por cálculo de pontos e pesos de cada critério, a proposta de Nádia Campos Alibio foi a vencedora!

A marca escolhida é orgânica e representa uma multiplicidade de sentidos, balões de diálogo, vírgulas e apóstrofes, numa unidade que remete a elementos da comunicação interpessoal, a debates, a diferentes plataformas de mídia. Os sentidos identificados também são alusivos ao erotismo, à sexualidade.
É original ao ser bem colorida sem relacionar a bandeira do orgulho LGBT. Se apresenta numa linguagem urbana e plural. É provocativa, pode causar estranhamento e ser desconcertante – bem como ainda é, para tão grande parte da sociedade, debater sobre problemáticas LGBT, de gênero, feministas, de classe etc.

Por essas razões, essa marca carrega um caráter político e é, entre as artes inscritas, a que mais se aproxima da atuação do Gemis.

Em breve a organização fará a entrega dos prêmios à vencedora. Os prêmios são três livros cujas temáticas são abordadas em nossos debates: “Masculino, o gênero do jornalismo: Modos de produção das notícias”, de Márcia Veiga da Silva (Editora Insular, 344 páginas, 2014), “Mídia e Identidade Gaúcha”, de Ângela Felippi e Vitor Necchi (Edunisc, 260 páginas, 2009) e “Travestis e Prisões: experiência social e mecanismos particulares de encarceramento no Brasil”, de Guilherme Gomes Ferreira (Instituto Fidedigna, 2015).

Agradecimentos especiais à banca julgadora:

André Lacasi (jornalista, fotógrafo e designer integrante do Gemis – Gênero, Mídia e Sexualidade), Camila Cunha (fotojornalista integrante do Gemis), Daniela Schmitz (publicitária e pesquisadora de questões de gênero na publicidade, experiência em agências nas áreas de criação e de gestão de marcas) e Sandro Ka (artista visual, designer gráfico e Diretor de Comunicação e Cultura na ONG Somos).

E a todxs que participaram! Ficamos muito felizes em receber tantas inscrições Emoticon heart
Caroline Loch Velvites Ferreira, Mariana Muniz, Bernardo Tolardo, César Jorge da Costa e os alunos do professor Lúcio Amaral, da disciplina de Publicidade Gráfica na Univates de Lajeado: Bianca, Dan, Delis, Gabriela, Gustavo, Lilliana, Luana, Luiz e Marco.

back to top