Freeda: Tecnologia voltada ao público LGBT

Sem Comentarios

­



­

O Hackathon Gênero e Cidadania é um concurso da Câmara dos Deputados que busca criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais que sejam acessíveis aos cidadãos. O evento acontece em Brasília e os grupos têm quatro dias para desenvolver a solução proposta, de 24 a 28 de novembro. O desafio será construir aplicações que contribuam para reduzir a violência contra a mulher e fortalecer as políticas de gênero.

http://heyjaquie.deviantart.com/art/Frida-Kahlo-Collage-355551469



Barbara Arena, Gabriel Galli e Patricia Becker se destacam por possuírem o único projeto voltado especificamente para a população LGBT. Freeda, o aplicativo que eles propõem, é uma espécie de mapa onde as pessoas poderão cadastrar locais em que foram bem atendidas e respeitadas em relação a orientação sexual identidade de gênero.

De acordo com o grupo, a motivação surgiu da inexistência de fontes atualizadas em bases de dados que atendessem a demanda para esse segmento social. A ideia é gerar um aplicativo que consiga produzir algum tipo de dado para o governo, invertendo e "hackeando" a proposta do concurso.

"Também percebemos que é muito comum tratar a população LGBT apenas pelo viés negativo de quanta violência sofre. É óbvio e compreensivo que este aspecto seja marcante, afinal somos vítimas dos mais diversos abusos e é gritante a necessidade de ações que mostrem isso e combatam. Ao mesmo tempo, compreendemos que também existem pessoas e instituições preocupadas em dar um bom tratamento e respeitar a dignidade da pessoa e que isso também deve ser mostrado."
Depois da oficina, o grupo terá cinco dias para entregar a versão final funcionando. Ela será avaliada em um processo aberto. Os grupos que fizerem as duas melhores aplicações vão para um encontro do Banco Mundial sobre e-cidadania em Washington. Ah, e o nome do app, Freeda, é uma homenagem ao ícone Frida Kahlo e à liberdade!

Para saber mais sobre o concurso, acesse aqui.

back to top