Lançamento

Sem Comentarios

O lançamento das atividades do Gemis (Gênero, Mídia e Sexualidade) será marcado por uma palestra sobre Mídia e População LGBT, ministrada pelos professores universitários Roger Raupp Rios (Uniritter) e Fabíola Rohden (UFRGS). O evento acontecerá no dia 9 de setembro, às 18h30min, no Museu de Direitos Humanos (Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega, Porto Alegre).

Criado em abril de 2014, o Gemis é um grupo formado por jornalistas, ativistas de movimentos sociais, professorxs universitárixs e produtorxs culturais envolvidos na luta pelo respeito à população LGBTs. Seu surgimento está relacionado a uma preocupação crescente com os conteúdos que têm sido veiculados pela mídia sobre esta parcela da população, que ao invés de refutar preconceitos e estigmas têm produzido novas formas de discriminação, gerando formas de violência através da linguagem. Nesse sentido, o Gemis tem como principal objetivo a discussão sobre a produção jornalística relacionada à população LGBT e suas implicações na construção social sobre estes sujeitos, propondo uma interlocução educativa junto aos jornalistas e estudantes de jornalismo.

Como ações de interlocução educativa são previstas atividades de sensibilização de jornalistas em atuação, através de visitas nas redações dos jornais da Capital, atividades  junto a estudantes das faculdades de Comunicação Social da Capital e Região Metropolitana, e disponibilização de material de referência para produção jornalística com base em contribuições de entidades dos movimentos sociais e acadêmicas. 

Perfil dos Palestrantes


Fabíola Rohden 

Foto: Ramiro Furquim/Sul21.com.br
Doutora em Antropologia Social é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde (NUPACS) da UFRGS e pesquisadora do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos. Fabíola realiza pesquisas e assessorias nas áreas de relações de gênero, corpo, sexualidade, saúde, gênero e ciência e história da medicina no Brasil. Publicou uma série de trabalhos nesses tópicos entre os quais "Uma ciência da diferença: sexo e gênero na medicina da mulher" e "A arte de enganar a natureza: contracepção, aborto e infanticídio no início do século XX".


Roger Raupp Rios

Foto: arquivo pessoal
Doutor em Direito é professor do Centro Universitário Ritter dos Reis. Também exerce a função de conselheiro no International Council of Human Rights Policy e juiz federal. Realiza pesquisas nas áreas de Direito Público, especialmente relacionadas ao campo dos direitos humanos, direitos fundamentais, direito da antidiscriminação, direitos sexuais e direito à saúde. Entre seus livros publicados está “Direito da antidiscriminação : discriminação direta, indireta e ações afirmativas” e “O princípio da igualdade e a discriminação por orientação sexual: a homossexualidade no direito brasileiro e norte-americano”.


back to top